Quem somos

Fabio Smania: Cervejeiro

image53

É Juiz BJCP com rank National, que apenas 10 pessoas no Brasil tem esse título. Tem experiência de julgamentos na Italia, Espanha e Brasil.

Graduado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFSC. Fez estágio na Itália, liderando o controle de qualidade da  cervejaria pluri-premiada Birrificio del Ducato.


Artur Smania: Microbiólogo

image54

PHD em microbiologia, um fenômeno da área com mais de 30 anos de experiência. Aposentado pela UFSC, respeitado internacionalmente pelas diversas publicações acadêmicas, palestras e residencias em laboratórios.  

Atualmente dedica-se ao controle de qualidade da cervejaria, garantindo assepsia e fermentação impecáveis.

Abaixo o curriculum Lattes: 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783111P8

Nossa História

A origem

Smania Cervejaria une a inquietude da família Smania (como diz a própria tradução do sobrenome) com o empreendedorismo do avô (bisavô) materno Ângelo Perucchi. Tanto a família Smania quanto a Perucchi vieram do norte da Itália para desbravar e desenvolver o sul de Santa Catarina, mais especificamente a atual cidade de Cocal do Sul.

Ali foi fundada, por Ângelo Perucchi, a primeira cervejaria da família, por volta do ano 1925, a qual se chamava Cocalina, em homenagem à Cocal.

Porém, o espirito empreendedor não se restringiu a esta cidade e, então, foi adquirida uma segunda cervejaria, em Criciúma, chamada Deliciosa.

Hoje, a Smania Cervejaria honra a tradição da qual faz parte, sem perder de vista o período atual e o caráter próprio de cada um de seus atuais idealizadores.
 

Com o início do curso em Ciência de Alimentos de Fabio e a aproximação da aposentadoria de Artur, um dia decidem por comprar alguns equipamentos básicos para fazer cerveja artesanal. Inicialmente produzido só para a família, com o tempo a cerveja foi ganhando qualidade, por conta da teoria e prática que iam adquirindo com cursos e, consequentemente com o aperfeiçoamento das receitas. Aos poucos a cerveja já era apreciada também por amigos e conhecidos. Foi a hora de ampliar a produção e registrar a empresa.

Hoje, esta micro-cervejaria (como é classificada) empenha-se em oferecer produtos de qualidade, cuja diferenciação só é possíveis graças à junção dos conhecimentos da microbiologia, ao da ciência de alimentos e as especializações na área da cerveja artesanal.

 

A Smania Cervejaria produz cerveja não pasteurizada e nem filtrada (Chopp) e sua produção abastece bares diferenciados na grande Florianópolis. Confira os lugares onde você pode experimentar a nossa cerveja!

image55

Ação Social

Cerveja Santo Ivo

A Cerveja Santo Ivo é uma cerveja beneficente, criada como ação social para arrecadar fundos para a comunidade do Morro do Horácio.


A Igreja do Morro do Horácio proporciona à comunidade aulas de musicalização, ensino de línguas estrangeiras e outras atividades. O apoio a essas ações sociais vem do voluntariado, doações de fiéis, de arrecadação do evento Concerto Santo Ivo e, recentemente da comercialização da Cerveja Santo Ivo - fabricada pela Smania Cervejaria. 


A receita foi idealizada por Fabio Smania, Sommelier e Juiz de Cerveja (BJCP), é estilo Saison com a adição de maçã e hibisco, como adjuntos. Não é filtrada e nem pasteurizada e a carbonatação se dá por refermentação na própria garrafa. 


Esta cerveja pode ser adquirida diretamente com os Padres Philippe e Chang, na Igreja de São Joao Batista (Agronômica), e também no Mercado Galupo e no Hippo Supermercados do Centro.

image56

Sustentabilidade na Smania Cervejaria em Florianópolis

image57

Descarte Responsável

Nós da Smania Cervejaria em Florianópolis prezamos pela saúde do planeta com pequenas ações, como o descarte responsável.

Reutilização da Água

Na produção de cerveja artesanal há um consumo de água relevante, por isso é importante não esbanjar esse recurso natural tão vital a todas as espécies do planeta. Para fazer a nossa parte, reutilizamos a água empregada na produção.

Composteira

Todos aqueles rejeitos orgânicos da cervejaria são empregados na composteira que criamos sob a orientação da agrônoma Karina De Lorenzi.

O Nosso Diferencial

image58

FOCAMOS NA QUALIDADE DE CADA LOTE

- CONTROLES DIÁRIOS DE QUALIDADE E PADRONIZAÇÃO DOS CHOPES: Controlamos as etapas de mosturação, fervura, fermentação e maturação de cada batelada confrontado com registros anteriores, assim podemos garantir lotes sempre com a mesma alta qualidade;


- CHOPP NÃO FILTRADO NEM PASTEURIZADO: Esta escolha assegura que a cerveja mantenha o seu frescor;


- ENVASE EM PETAINER: O envase em vasilhames estéreis, como os Petainer, quando é feito por operador treinado em técnicas microbiológicas, assegura um envase sem contaminação biológica e um mínimo contato do produto com o oxigênio, preservando desta forma a qualidade da cerveja por mais tempo. Ainda convém salientar a maior praticidade no manuseio dos Petainer, seja na cervejaria como nos bares.

INVESTIMOS NA MATÉRIA-PRIMA DOS NOSSOS PRODUTOS

Os lúpulos e maltes são selecionados de acordo com cada receita e adquiridos de fornecedores que nos entregam o produto de excelente qualidade.

OFERECEMOS QUANTIDADES LIMITADAS E SEMPRE FRESCAS

A nossa produção de cerveja é limitada, justamente para podermos manter os produtos em cadeia refrigerada, além de armazena-los sempre em câmara fria a menos de 2°C.